Nãna Guimarães

Na Mídia

Fique sempre bem informado

25ª edição da CasaCor ocupa Palácio das Mangabeiras

Quando abrir oficialmente suas portas, no próximo dia 3, a 25ª Casacor Minas vai ter mais a mostrar ao público que os ambientes – este ano, 60 – que tradicionalmente caracterizam aquela que é considerada a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. É que, desta vez, a nova edição, que prossegue até o dia 13 de outubro, ocupa um espaço que, até então, tinha seus portões cerrados à população em geral: o Palácio das Mangabeiras.

A residência oficial dos governadores de Minas Gerais foi inaugurada em 1955, durante a gestão de Juscelino Kubitschek, e já de pronto chama atenção pela localização privilegiada, aos pés da serra do Curral. Não menos importante é o projeto arquitetônico (em estilo modernista) e paisagístico – o primeiro traria, no projeto original, a assinatura de Oscar Niemeyer (1907-2012). Já o segundo, a de Roberto Burle Marx (1909–1994).

Ainda no ano passado, portanto antes de sua posse oficial, o governador Romeu Zema (Novo) havia manifestado o desejo de não morar lá, passando a administração do espaço a ficar sob a tutela da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, a Codemge, o que, por seu turno, abriu a possibilidade de o endereço sediar iniciativas de cunho cultural acessíveis à população, mas tendo, como contrapartida, a garantia de benfeitorias.

Ontem pela manhã, no evento de apresentação da mostra a imprensa e convidados, o governador Romeu Zema ressaltou “Era uma construção degradada, que precisava de uma restauração, e vi a transformação pela qual o imóvel já passou”.

Os jardins de Burle Marx, por exemplo, serão restaurados, e, para tal,  Nãna Guimarães, incumbida da tarefa,  se valeu de seis espécies de plantas nativas brasileiras habitualmente usadas pelo icônico paisagista, como Guaimbé, Camará, Bela Emília, Giesta, Agave e Trapoeraba Roxa.

Nesse ano, os 60 ambientes da mostra reverberam o veio criativo de 94 profissionais, entre veteranos e estreantes, que trabalharam norteados pelo tema “Planeta Casa” – o mesmo que pautou as edições do evento Casacor (que  pertence ao grupo Abril) em outros estados ou países (lembrando que em algumas praças, como São Paulo, a edição 2019 já foi encerrada, enquanto em Salvador, por exemplo, começa em outubro).

“Planeta Casa” propõe uma reflexão sobre como a relação da pessoa com o mundo afeta o seu jeito de morar. Ao mesmo tempo, a Casacor mira o viés da sustentabilidade, com iniciativas como a redução da geração excessiva de resíduos.

Casacor Minas. Palácio das Mangabeiras. De 3/9 a 13/10. Terça a sexta, das 15h às 22h. Sáb., dom. e feriado: das 12h às 22h. Ingressos: R$ 60 (inteira)

Fonte: O Tempo

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!

Dúvidas sobre como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco agora mesmo.
Um especialista irá lhe atender.

Iniciar conversa.
✅ Olá!
✅ Como podemos te ajudar?